Dicas para famílias

O Family Link pode ajudar a estabelecer regras básicas no que se refere à tecnologia, mas cabe a você determinar quais aplicativos e serviços seu filho pode usar. Lembre-se de que os aplicativos do Google não são destinados a crianças. Consulte o guia a seguir para ajudar seu filho a fazer boas escolhas ao usar o dispositivo.

  • Criar senhas fortes

    Uma das formas mais fáceis de ajudar a proteger as informações do seu filho on-line é criar senhas fortes e seguras.

    Como criar uma senha forte
    • Adicione números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas.

    • Evite informações fáceis de adivinhar, como "12345" ou "senha".

    • Evite informações pessoais, como aniversários ou endereços.

    • Crie senhas únicas.

    • Atualize as senhas regularmente.

    Dicas para crianças menores

    Para criar senhas fáceis de lembrar, tente usar uma frase ou música favorita. Se for necessário tomar nota das senhas das crianças, opte por usar dicas. Por exemplo, se a senha for "Mor@ngo30", escreva a dica "sorvete f@vorito + melhor número".

    Dicas para crianças maiores

    Ajude seus filhos a definir um lembrete na agenda para atualização das senhas a cada seis meses. As crianças podem alterar a senha da própria Conta do Google no website Minha conta. Se elas esquecerem a senha ou se esquecerem de informá-la a você, você poderá redefini-la no Family Link.

  • Usar os filtros de conteúdo

    Os filtros de conteúdo não bloqueiam tudo que não é seguro para crianças, mas podem ajudar a bloquear alguns tipos de conteúdo inadequado.

    Defina expectativas além de filtros

    É possível filtrar os resultados explícitos da pesquisa no Google, como o conteúdo pornográfico, usando a configuração SafeSearch. Você também pode definir filtros no Google Play com base nas classificações do aplicativo. Embora o objetivo desses filtros seja bloquear o conteúdo sexualmente explícito ou com violência gráfica, eles não tornam aplicativos ou serviços seguros para crianças nem bloqueiam todo o conteúdo indesejado. Por isso, a melhor opção ainda é conversar com seu filho sobre os tipos de conteúdo que eles podem ver, jogar ou compartilhar nos próprios dispositivos e sobre o que fazer caso encontrem conteúdo inadequado.

    Dicas para todas as crianças

    Facilite o acesso ao conteúdo de que a criança gosta e que você aprova na Web. Tente adicionar websites aos favoritos no Chrome. Você pode ajustar as restrições e os filtros de conteúdo conforme a criança cresce, como o bloqueio de determinados websites no Chrome e aplicativos no Android.

  • Controlar o horário de uso

    Cabe a você decidir por quanto tempo seu filho pode usar o dispositivo, mas existem formas de definir limites quando desejado.

    Como definir o horário de descanso

    Você pode usar o Family Link para bloquear temporariamente o dispositivo do seu filho em determinados horários. Por exemplo:

    Dicas para todas as crianças

    Talvez você prefira determinar o horário de uso ideal para seu filho com base no que ele assiste, joga ou aprende. Use os relatórios de atividade em aplicativos do Family Link para ver quais aplicativos a criança mais usa.

  • Manter a privacidade das informações

    Ajude a criança a se proteger na Internet ensinando a detectar o comportamento suspeito e manter as informações pessoais em segredo.

    Quando evitar uma mensagem, um link ou um e-mail
    • Se for de um estranho.

    • Se forem solicitadas informações da conta.

    • Se parecer bom demais para ser verdade.

    • Se houver um link ou arquivo estranho, mesmo que tenha sido enviado por um amigo.

    O que não compartilhar

    Ajude seu filho a entender o que não deve ser divulgado. Informações como o endereço residencial, o nome da escola ou o número de telefone nunca devem ser compartilhadas onde possam ser vistas por estranhos na Internet.

    Dicas para crianças menores

    Explique ao seu filho que não se deve acreditar em tudo que se vê na Internet e recomende perguntar a você em caso de dúvida.

    Dicas para crianças maiores

    Por precaução, ensine seu filho a bloquear contatos indesejados ou quem estiver perturbando.

  • Explorar em família

    Se você quiser conversar com seus filhos sobre tecnologia, saber do que eles gostam poderá fazer com que seja mais fácil iniciar a conversa.

    Saiba quais são os aplicativos favoritos do seu filho

    Veja de quais aplicativos e jogos para Android seus filhos mais gostam e passam mais tempo usando com os relatórios de atividade em aplicativos do Family Link.

    Decida o que é melhor para seu filho

    Para encontrar conteúdo familiar no Google Play, procure pela estrela que mostra a faixa etária sugerida para o conteúdo. No caso de aplicativos e jogos, é possível verificar as classificações do conteúdo para mais detalhes sobre a classificação etária do aplicativo e definir filtros com base nessas informações. Verifique as informações adicionais do aplicativo para verificar se ele contém anúncios, compras no aplicativo ou permissões importantes.

Configuração do Family Link

Antes de fazer o download do aplicativo, saiba mais sobre os dispositivos compatíveis com o Family Link e o que é necessário para configurar a conta de uma criança.

Primeiros passos
smartphone Android