Perguntas frequentes

Reunimos respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre o Family Link. Se você já usa o app e tem outras dúvidas, visite nossa Central de Ajuda para mais informações.

Como funciona

Como funciona o Family Link?

O app Family Link do Google ajuda os pais a se manterem informados enquanto a criança ou o adolescente usa o próprio dispositivo Android, permitindo que os pais definam determinadas regras digitais básicas para a família.

Primeiro, a criança ou o adolescente precisa de um dispositivo compatível. Veja quais dispositivos funcionam com o Family Link. Depois disso, os pais podem fazer o download do Family Link nos próprios dispositivos (Android ou iPhone).

Se a criança ou o adolescente já tiver uma conta, o Family Link mostrará instruções para vincular a conta dos pais à do filho. Como parte desse processo, a criança ou o adolescente também precisa fazer o download do app Family Link (Criança/Adolescente) no próprio smartphone para concluir a vinculação das contas.

Os pais também podem usar o Family Link para criar uma Conta do Google para o filho menor de 13 anos (ou a idade mínima no seu país). Depois que o processo é concluído, a criança pode fazer login no próprio dispositivo com a nova conta.

Quando as contas estiverem vinculadas, os pais poderão usar o Family Link para monitorar o tempo de uso e gerenciar o conteúdo acessado pelos filhos.

O Family Link bloqueia todo o conteúdo impróprio para meus filhos?

Não, o Family Link não bloqueia conteúdo impróprio, mas alguns apps têm as próprias opções de filtro. Alguns aplicativos do Google, como a Pesquisa e o Chrome, têm opções de filtro que podem ser encontradas no Family Link. Para pais de adolescentes de 13 anos ou mais, o Modo restrito no YouTube é uma configuração opcional que pode ser usada para filtrar conteúdo adulto. Como esses filtros não são perfeitos, talvez seu filho ainda encontre conteúdo explícito, violento ou inadequado para a idade dele. Antes de decidir o que é melhor para sua família, recomendamos que você analise as configurações dos apps, bem como as configurações e ferramentas do Family Link.

Os pais podem usar o Family Link no Android?

Sim. Os pais podem usar o Family Link em dispositivos com o Android KitKat (4.4) ou superior.

Os pais podem usar o Family Link no iOS?

Sim. Os pais podem usar o Family Link em iPhones com o iOS 9 ou superior.

Os pais podem usar o Family Link em um navegador da Web?

Os pais podem gerenciar algumas das configurações da conta da criança em um navegador da Web. Outros recursos, como a definição de limites de tempo de uso, exigem que os pais tenham o app Family Link no Android ou iPhone.

Crianças e adolescentes podem usar o Family Link no Android?

Para ter a melhor experiência possível, recomendamos que crianças e adolescentes usem dispositivos com o Android versão 7.0 (Nougat) ou superior. Talvez seja possível usar o Family Link em dispositivos com o Android 5.0 (Lollipop) ou o Android 6.0 (Marshmallow). Veja mais informações na nossa Central de Ajuda.

Crianças e adolescentes podem usar o Family Link em um Chromebook (ChromeOS)?

Crianças e adolescentes podem fazer login nas próprias Contas do Google em Chromebooks. Os pais podem gerenciar as configurações do Chromebook e da conta dos filhos e definir restrições de sites, por exemplo. Saiba mais.

Crianças e adolescentes podem usar o Family Link no iOS e navegadores da Web?

Crianças e adolescentes podem fazer login nas próprias Contas do Google em dispositivos iOS e navegadores da Web com o consentimento dos pais. Os pais podem continuar a gerenciar algumas das configurações da conta dos filhos, e essas configurações serão aplicadas quando os filhos tiverem feito login e estiverem usando os aplicativos e serviços do Google em um dispositivo iOS ou na Web. Outros recursos do aplicativo Family Link, como gerenciamento de apps que seus filhos podem usar e a definição de limites de tempo de uso, não estarão disponíveis para os pais enquanto os filhos estiverem usando um dispositivo iOS ou tiverem feito login na Web. Saiba mais sobre o login para crianças e adolescentes em dispositivos iOS e navegadores da Web.

Quanto tempo leva para configurar o dispositivo e a Conta do Google de uma criança?

A configuração da Conta do Google e do dispositivo Android do seu filho leva cerca de 15 minutos.

Contas

Existe uma idade mínima para que a criança tenha uma Conta do Google gerenciada no Family Link?

Não, você decide se seu filho está pronto para ter o primeiro smartphone ou tablet Android.

Meu filho verá anúncios ao fazer login na própria Conta do Google?

Sim, os serviços do Google incluem anúncios, e seu filho talvez veja anúncios ao usar nossos produtos.

Posso usar o Family Link para supervisionar meu filho adolescente?

Sim, o Family Link pode ser usado para supervisionar adolescentes (crianças com mais de 13 anos ou a idade mínima de consentimento no seu país). Ao contrário das crianças mais novas, os adolescentes podem interromper a supervisão a qualquer momento. Mas, se eles fizerem isso, você será notificado, e os dispositivos deles serão bloqueados temporariamente e não poderão ser usados.

Posso usar a conta que recebi da escola ou do trabalho para gerenciar minha família?

Não, não é possível usar contas fornecidas no trabalho ou na escola para gerenciar um grupo familiar. Você pode usar uma Conta do Google pessoal, como sua conta do Gmail, com o Family Link.

Por que as crianças gerenciadas só podem ter uma Conta do Google instalada nos dispositivos supervisionados?

Essa restrição nos ajuda a controlar comportamentos importantes no produto. Por exemplo, se houvesse outra conta no dispositivo, as crianças poderiam usá-la para fazer o download de apps do Google Play sem a aprovação dos pais.

O que acontecerá quando meu filho completar 13 anos (ou a idade mínima no seu país)?

Quando seu filho completar 13 anos (ou a idade mínima no seu país), ele terá a opção de fazer upgrade para uma Conta do Google normal. Antes de uma criança completar 13 anos, os pais receberão um e-mail informando que, no dia do aniversário do filho, ele poderá assumir o controle da própria conta, e você não poderá mais gerenciá-la. No dia em que completam 13 anos, as crianças podem optar por gerenciar a própria Conta do Google ou permitir que os pais continuem a gerenciá-la. Se seu filho optar por assumir a própria conta, mas ainda assim você preferir controlá-la, as ferramentas de supervisão do Family Link poderão ser reativadas com o aplicativo Family Link (Criança/Adolescente) no dispositivo dele. Para mais informações, consulte a Central de Ajuda.