Perguntas frequentes

Recolhemos respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre o Family Link. Se já estiver a utilizar a aplicação e tiver uma pergunta, pode consultar o nosso Centro de Ajuda para obter mais informações.

Como funciona

Como funciona o Family Link?

A aplicação Family Link da Google ajuda os pais a manterem-se informados à medida que a criança ou o adolescente explora conteúdos no respetivo dispositivo Android e permite que os pais definam determinadas regras digitais para a família.

Em primeiro lugar, uma criança ou um adolescente irá precisar de um dispositivo compatível (veja que dispositivos funcionam com o Family Link). Em seguida, os pais podem começar por transferir o Family Link para o respetivo dispositivo (Android ou iPhone).

Se a criança ou o adolescente já tiver uma conta, o Family Link indicará aos pais como associar a respetiva conta à conta da criança. Como parte desse processo, a criança ou o adolescente também poderá ter de transferir a aplicação Family Link (crianças/adolescentes) no respetivo telemóvel para concluir o processo de associação das contas.

Os pais também podem utilizar o Family Link para criar uma Conta Google para a respetiva criança com menos de 13 anos (ou a idade aplicável no seu país). Quando tiver terminado, a criança pode iniciar sessão no respetivo dispositivo com a nova conta.

Assim que as contas estiverem associadas, os pais podem utilizar o Family Link para ajudá-los a efetuar ações, tal como controlar o tempo de utilização e gerir o conteúdo utilizado.

O Family Link bloqueia todos os conteúdos impróprios para as crianças?

Não. O Family Link não bloqueia conteúdo impróprio, mas algumas aplicações podem ter opções de filtragem próprias. Determinadas aplicações Google, como a Pesquisa e o Chrome, têm opções de filtragem que pode encontrar no Family Link. Para pais de adolescentes com idade igual ou superior a 13 anos, o Modo restrito no YouTube é uma definição opcional que pode ser utilizada para ajudar a filtrar conteúdo potencialmente não apropriado para menores. Tenha em atenção que estes filtros não são perfeitos, pelo que o conteúdo explícito, gráfico ou de outro tipo que não pretende que a criança veja pode passar pelos filtros em certas ocasiões. Recomendamos que consulte as definições das aplicações, bem como as definições e ferramentas que o Family Link oferece, para decidir o que é adequado para a sua família.

Os pais podem utilizar o Family Link em dispositivos Android?

Sim. Os pais podem executar o Family Link em dispositivos Android com o KitKat (4.4) e superior.

Os pais podem utilizar o Family Link em dispositivos iOS?

Sim. Os pais podem executar o Family Link em iPhones com o iOS 11 ou superior.

Os pais podem utilizar o Family Link num navegador de Internet?

Os pais podem gerir algumas das definições da conta da respetiva criança num navegador de Internet. Outras funcionalidades, como definir limites de tempo de utilização, exigem que os pais tenham a aplicação Family Link no Android ou iPhone.

As crianças ou os adolescentes podem utilizar o Family Link em dispositivos Android?

Para obter melhores resultados, recomendamos que as crianças ou os adolescentes utilizem dispositivos Android com a versão 7.0 (Nougat) ou superior. Os dispositivos Android com as versões 5.0 e 6.0 (Lollipop e Marshmallow) também poderão executar o Family Link. Para saber mais, consulte o nosso Centro de Ajuda.

As crianças e os adolescentes podem utilizar o Family Link num Chromebook (Chrome OS)?

As crianças e os adolescentes podem iniciar sessão nas respetivas Contas Google em Chromebooks. Os pais podem efetuar ações como gerir as definições da conta e do Chromebook das respetivas crianças e definir restrições de Websites. Saiba mais aqui.

As crianças e os adolescentes podem utilizar o Family Link no iOS e em navegadores de Internet?

As crianças e os adolescentes podem iniciar sessão nas respetivas Contas Google em dispositivos iOS e em navegadores de Internet com o consentimento dos pais. Os pais podem continuar a gerir algumas das definições da conta das respetivas crianças e essas definições serão aplicadas quando a criança tiver sessão iniciada e utilizar as aplicações e os serviços Google num dispositivo iOS ou na Web. Outras funcionalidades na aplicação Family Link, como gerir as aplicações que a criança pode utilizar e definir limites de tempo de utilização, não estarão disponíveis para os pais enquanto a criança estiver a utilizar um dispositivo iOS ou tiver sessão iniciada na Web. Saiba mais sobre o início de sessão de crianças/adolescentes em dispositivos iOS e em navegadores de Internet.

Quanto tempo demora a configurar a Conta Google e o dispositivo de uma criança?

Deve reservar cerca de 15 minutos para configurar a Conta Google e o dispositivo Android da criança.

Contas

Existe uma idade mínima para uma criança ter uma Conta Google gerida com o Family Link?

Não. Compete-lhe a si decidir quando a criança está pronta para ter o primeiro telemóvel ou tablet Android.

A criança irá ver anúncios enquanto tiver sessão iniciada na respetiva Conta Google?

Sim, os serviços Google são suportados por anúncios e a criança pode ver anúncios ao utilizar os nossos produtos.

Posso utilizar o Family Link para supervisionar o adolescente?

Sim, o Family Link pode ser utilizado para supervisionar adolescentes (crianças com mais de 13 anos ou a idade aplicável de consentimento no seu país). Ao contrário das crianças menores de idade, os adolescentes podem interromper a supervisão a qualquer altura. Porém, se o fizerem, será notificado e os respetivos dispositivos serão temporariamente bloqueados e inutilizáveis.

Posso utilizar a conta que obtive na escola ou no trabalho para gerir a minha família?

Não. As contas fornecidas pelo trabalho ou pela escola não podem ser utilizadas para gerir um grupo familiar. Pode utilizar uma Conta Google pessoal, como a sua conta do Gmail, com o Family Link.

Por que motivo permitem que as crianças tenham apenas uma Conta Google instalada nos respetivos dispositivos supervisionados?

Esta restrição ajuda-nos a manter comportamentos de produto importantes. Por exemplo, se existisse outra conta no dispositivo, as crianças podiam mudar para essa conta para transferir aplicações do Google Play sem aprovação parental.

O que acontece quando a criança fizer 13 anos (ou a idade aplicável no seu país)

Quando a criança fizer 13 anos (ou a idade aplicável no seu país), terá a opção de passar para uma Conta Google normal. Antes de uma criança fazer 13 anos, os pais recebem um email a informar que a criança será elegível para assumir o controlo da respetiva conta no aniversário, pelo que deixa de poder gerir a conta da mesma. No dia em que fizerem 13 anos, as crianças podem decidir se pretendem gerir a respetiva Conta Google ou se pretendem que um dos pais continue a geri-la. Se a criança optar por controlar a respetiva conta, mas ainda assim preferir manter-se informado, as ferramentas de supervisão do Family Link podem ser reativadas com a aplicação Family Link (crianças/adolescentes) no respetivo dispositivo. Para obter mais informações, consulte o nosso Centro de Ajuda.